O Cotidiano dos Professores e Alunos Pertencentes às Escolas de Fronteira<Br><I>The Daily of Teachers and Students Belonging to the Border Schools<Br>El Cotidiano de los Profesores y Alumnos Pertenecientes a las Escuelas de Frontera</Br></I>

Autores

  • Lucilene Machado Garcia Arf (UFMS) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Sabrina Rodrigues Velasque (UFMS) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170007

Palavras-chave:

Fronteira, Escolas de Fronteira, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo atribuir significados ao cotidiano vivido por alunos bolivianos e respectivos professores brasileiros que convivem e partilham o mesmo ambiente escolar. Sujeitos que dividem suas dificuldades e tentam, de alguma maneira, buscar superações necessárias para um bom relacionamento. Tomamos como base experiências em escolas brasileiras de ensino fundamental, especificamente do município de Corumbá, além de questionamentos levantados sobre a capacitação de professores e as situações de preconceito entre alunos de nacionalidades diferentes. É um recorte do projeto de pesquisa intitulado “Escolas de Fronteira: as transformações provocadas pelos projetos pedagógicos interculturais na perspectiva dos professores da educação básica de Corumbá e Puerto Quijarro”, a ser defendido no Mestrado de Estudos Fronteiriços, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Abstract: This article aims to attributing meanings to Bolivian students daily life and their Brazilian who coexist and share the same school environment. Subjects who share their difficulties and try, in some way, to surpass differences in search of a good relationship. Experiences in Brazilian elementary schools, specifically in the municipality of Corumbá, as well as questions raised about the teachers education and situations of prejudice among students of different nationalities are considered here. This research is part of a project entitled "Border Schools: the transformations provoked by the intercultural pedagogical projects from the perspective of the teachers of the basic education of Corumbá and Puerto Quijarro", to be defended in the Master of Frontier Studies Program at the Federal University of Mato Grosso do Sul.
Keywords: Border. Border Schools. Education.

Resumen: El artículo tiene como objetivo atribuir significados a la vida cotidiana vivida por estudiantes bolivianos y sus respectivos profesores brasileños que viven y comparten el mismo entorno escolar. Sujetos que conllevan sus dificultades e intentan, de alguna manera alcanzar superaciones necesarias para una buena relación. Tomamos como base las experiencias vividas en escuelas brasileñas, sobre todo en el municipio de Corumbá, además de los cuestionamientos planteados sobre la formación de los maestros y situaciones de prejuicio entre los estudiantes de diferentes nacionalidades. Es un recorte del proyecto de investigación titulado "Las escuelas de Frontera: las transformaciones provocadas por proyectos educativos interculturales desde la perspectiva de los profesores de educación básica en Corumbá y Puerto Quijarro", a ser defendido en los Estudios Fronterizos de Maestria, de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul.
Palabras clave: Frontera. Escuelas de Frontera. Educación.

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Biografia do Autor

Lucilene Machado Garcia Arf (UFMS), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Adjunta Universidade Federal em Mato Grosso do Sul, curso Letras/Espanhol. Professora no Mestrado em Estudos Fronteiriço FMS/CPAN

Sabrina Rodrigues Velasque (UFMS), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

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Publicado

2017-11-21

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier