A LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE: PRÁTICAS DISCURSIVAS, PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • David António Universidade Estadual de Maringá (UEM/CAPES/GEDUEM/CNPq)/Universidade Pedagógica – Moçambique (UP)
  • Ismara Tasso Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.10223

Palavras-chave:

Português europeu/de Moçambique, Ensino e formação de professores de português, Práticas discursivas e pedagógicas

Resumo

O português em Moçambique é a segunda língua para a maior parte da população do país. Adotada como língua oficial, de ensino e de formação, as práticas pedagógicas fundam-se no Português Europeu, estabelecem-se na norma prescritiva, criando possibilidades de confronto e de contradições, em especial no ensino com o Português de Moçambique, uma vez que esta língua se estabelece pela norma objetiva. Sob a perspectiva da análise do discurso de linha foucaultiana, o estudo busca realizar uma avaliação diagnóstica sobre as relações conflituosas no ensino do português, recorrendo à formação das modalidades enunciativas. O corpus reúne uma série enunciativa cujas análises apontam para a existência de uma prática discursiva que se estabelece numa pedagogia de variação.

Biografia do Autor

David António, Universidade Estadual de Maringá (UEM/CAPES/GEDUEM/CNPq)/Universidade Pedagógica – Moçambique (UP)

David António, nascido em 11 de Setembro de 1973, em Moçambique. Docente da Universidade Pedagógica-Moçambique e atualmente estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Nesta, é memnbro do GEDUEM - Grupo de Estudos em Análise do Discurso/CNPq e bolsita da CAPES.

Ismara Tasso, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Profa.do Dpto. de Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pós-Doutora em Linguística pela Unicamp, Pós-Graduada em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara. Líder do Grupo de Estudos do Discurso - GEDUEM-CNPq

Downloads

Publicado

2018-10-18