A poesia trovadoresca e a imagem da mulher na cantiga de amigo

Autores

  • Pedro Carlos Louzada Fonseca Ubiversidade Federal de Goiás
  • Márcia Maria de Melo Araújo Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i1.4620

Palavras-chave:

Cantiga de amigo. Imagem da mulher. Ideologia

Resumo

Este estudo objetiva investigar a poesia trovadoresca e a imagem feminina nas Cantigas d’amigo dos trovadores galego-portugueses, reunidas por José Joaquim Nunes. Para o seu desenvolvimento, propõe-se uma aproximação das principais fontes de leitura sobre a visão da mulher na Idade Média, em especial sobre aspectos que apontam para a marginalidade feminina nos poemas trovadorescos. A remissão às cantigas pode permitir caracterizar e recuperar a dinâmica do percurso feminino dentro de um panorama literário exclusivamente centrado em prerrogativas androcêntricas. Assim, situar a mulher ou o espaço ocupado por ela na literatura, sua imagem e questionamentos através do gênero lírico, em que as cantigas servem de fonte para a análise desse perfil, contribui para a compreensão do pensamento medieval e seus resquícios na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Pedro Carlos Louzada Fonseca, Ubiversidade Federal de Goiás

Ph. D. em Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Área de Estudos Literários da Universidade Federal de Goiás. Editor da Signótica-Revista da Pós-Graduação em Letras e Linguística e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Professora Mestre Titular de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutoranda em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Carlos Louzada Fonseca. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Downloads

Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Artigos Tema Livre