A conquista do gosto do público leitor: leitores portugueses de prosa de ficção (1768-1820)

Autores

  • Simone Cristina Mendonça Unifesspa - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (docente) Unesp -Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (pós-doutoranda) http://orcid.org/0000-0002-8304-8899

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i1.8051

Palavras-chave:

leitor, imprensa periódica, prosa de ficção

Resumo

O estudo da imprensa periódica portuguesa nas primeiras décadas do século XIX revela o aparecimento de jornais e revistas que foram criados com o intuito de divulgar informação e cultura, mescladas com textos de leitura leve, como as histórias ficcionais. Interessente é notar que, mesmo nos primeiros anos do século, os leitores portugueses já se deparavam com contos ou novelas seriadas, que proporcionavam recreio em meio aos textos sérios, como os de conhecimentos científicos. A novidade nos faz pensar no processo de formação de um leitor específico em Portugal, o da prosa de ficção, que ascendia no país desde o setecentos. A formação do gosto do público leitor, a aliança entre histórias de ficção e periódicos e o comprovado sucesso da mesma são questões que permeiam este artigo, que apresenta resultados parciais de pesquisa de pós-doutorado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Letras, do Ibilce/Unesp.

 

Biografia do Autor

Simone Cristina Mendonça, Unifesspa - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (docente) Unesp -Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (pós-doutoranda)

É Professora de Estudos Literários da Unifesspa - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, criada em 2013, em Marabá/PA. Exercia a mesma função no antigo campus universitário de Marabá, da UFPA, desde 2010. Possui Doutorado em Teoria e História Literária (2007) pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Letras Língua Portuguesa (2002) pela mesma instituição. Durante o Doutorado, logrou ser bolsista do programa PDEE/CAPES, realizando estágio em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa, sob supervisão do Prof. Dr. João Luís Lisboa. Também atuou como bolsista DCR (CNPq-FAPESPA) na Universidade Federal do Pará, em Belém, no ano de 2009. No momento, está realizando estágio de Pós-Doutorado na Unesp - Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto, sob supervisão da Profa. Dra. Lúcia Granja.

Downloads

Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Dossiê temático