A NARRATIVA NA SOCIEDADE MIDIÁTICA: O ACESSO À FICÇÃO POR MEIO DA TELENOVELA

Autores

  • FRANCISCO; CLAUDIO; ALVES MARQUES; UNESP-ASSIS
  • RONDINELE APARECIDO RIBEIRO UNIESP-FANORPI

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8140

Palavras-chave:

Linguagem, Telenovela, Ficção, Folhetim.

Resumo

Resumo: É clássica a definição de que o homem se constitui por meio da linguagem e por meio dela se insere socialmente. Assim posto, constata-se a extrema dependência que as mídias exercem no indivíduo no cenário pós-moderno para fins de entretenimento. É inegável que, atualmente, a ficção seriada ocupa um papel de destaque na contemporaneidade, com maior relevância para o gênero telenovela, que se constitui não apenas um meio de entretenimento, mas também um processo de interação e de representação no cotidiano do telespectador. Dessa forma, o presente artigo pretende tecer considerações acerca da constituição desse gênero discursivo televisivo. Para tanto, utilizará postulações emprestadas de Bakhtin, Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos. Acredita-se que este trabalho seja importante em razão das especificidades do gênero discursivo em debate, o qual tem status de híbrido pelo fato de ter sua gênese na literatura e nas manifestações massivas. Enfim, discorrer sobre um gênero tão profícuo na sociedade brasileira é se voltar para a promoção da inserção social.

Biografia do Autor

FRANCISCO; CLAUDIO; ALVES MARQUES;, UNESP-ASSIS

Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Letras Modernas da UNESP – Assis. (e-mail: fransclau@gmail.com)

RONDINELE APARECIDO RIBEIRO, UNIESP-FANORPI

Docente da Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI/UNIESP. Tem Especialização em Cultura, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.  Possui licenciatura em Letras/Literatura pela UENP (2011). Membro do GP Cultura Popular e Tradição Oral: Vertentes (UNESP-ASSIS). Contato: ribeirorondinele@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos Tema Livre