O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • a) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • b) O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • c) URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • d) O texto está em espaço simples; usa a fonte Time News Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • e) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • f) Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.


  • g) Os autores observaram as normas da revista quanto às questões éticas na pesquisa.

  • h) Os autores informaram se o projeto que deu origem à pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética.

  • i) Os autores estão cientes de que a revista estimula os autores a incluírem no artigo a autodeclaração de princípios e procedimentos éticos (manifestação escrita sobre as questões éticas envolvidas na pesquisa)

Diretrizes para Autores

1. O artigo deverá ser inédito no Brasil.

 

2. Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em inglês e espanhol.

 

3. Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo, preencham o cadastro completo (metadados). Incentivamos que autores e co-autores informem no cadastro da revista seu código ORCID e caso não o possuam, recomendamos se cadastrar pelo link: https://orcid.org/ 

 

4. No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.

 

5. O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

 

6. Extensão: os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas  incluindo título, resumo, abstract, resumen e bibliografia, em papel A4 (29,7cm x 27cm), com espaçamento entre linhas simples. A fonte da letra a ser utilizada é a Times New Roman de 12 pontos. As margens deverão ser: superior de 3,0cm e inferior de 2,0cm, esquerda e direta de 2,0cm.

 

7. Título: Os artigos deverão trazer um título (em negrito, com primeira letra em maiúscula) que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho. Ele deve ser direto, não sendo recomendado o uso de subtítulos. Caso o título seja apresentado em português ou espanhol, apresentá-lo também em inglês logo abaixo do título na língua original.

 

8. Resumo: texto corrido entre 10 e 15 linhas no máximo (250 palavras). Deve ser apresentado nos idiomas português, inglês e espanhol. Espera-se que o resumo apresente o problema, soluções e conclusões em uma sequência de frases concisas e objetivas contendo:

     - Contextualização: identifique onde seu trabalho está inserido dentro da grande área;

     - Lacuna: descreva sobre o que ainda será trabalhado, o que necessita de pesquisa ou que ainda não foi entendido;.

     - Propósito: é o principal objetivo do estudo e deve estar ligado com a lacuna apontada;

     - Metodologia: discorra sobre a metodologia utilizada;

     - Resultados: identifica os principais resultados da pesquisa;

     - Conclusões: como o resultado pode colaborar com o avanço da grande área em relação a sua área de pesquisa.

Observação: propósito, resultados e conclusões devem impreterivelmente ser apresentados no resumo, sendo que para artigos de revisão, a contextualização e a lacuna são mais importantes. 

A ordem de apresentação do resumo de acordo com o idioma do texto é o seguinte:

   - Português: Resumo, Abstract, Resumen;

   - Inglês: Abstract, Resumo, Resumen;

   - Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract

 

9. Palavras-chave: no mínimo 3 e máximo de 5, essencialmente relevantes e retiradas do texto. Separar as palavras por ponto. Deverão ser apresentadas em português (palavras-chave), inglês (keywords) e espanhol (palabras clave) logo abaixo do resumo/abstract/resumen.

 

10. Corpo do trabalho: As seções deverão ser numeradas sem os pontos finais das numerações. Recomenda-se a seguinte estrutura:

    - Introdução:

          - justifica e define o problema, anunciando o assunto;

          - resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral;

          - discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, quais questões ainda estão em aberto e limitações existentes que precisam ser melhoradas, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos;

          - não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto:

 

     - Referencial Teórico: incluir as principais teorias, modelos e pesquisas sobre o tema, discutindo o estado da arte. Pode-se apresentar nesta seção as hipóteses apoiadas na literatura.

 

     - Procedimentos Metodológicos: sugerimos, conforme o caso, apresentar e justificar a epistemologia, tipo de pesquisa, etapas da pesquisa, população, amostra, perfil dos pesquisados (elementos de pesquisa), período da pesquisa, processo de coleta, plano de variáveis ou de categorias, e as técnicas de análise qualitativas e/ou quantitativas. Na elaboração dessa seção deve-se:

               - descrever com precisão e rigor os métodos, os materiais, as técnicas e os equipamentos utilizados;

               - fornecer informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso;

               - referenciar técnicas e métodos já conhecidos;

               - evitar hipóteses e generalizações quando não estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho.

 

     - Resultados: apresentar os resultados e se as hipóteses ou pressupostos foram validados. Podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos.

 

     - Discussão: faça o alinhamento dos achados do estudo com a literatura levantada, e ressalte as contribuições teóricas e empíricas. Indique e explique as aplicações e limitações dos resultados obtidos.

 

     - Conclusão: Apresente suas conclusões, sintetizndo os argumentos que confirmem ou refutem as hipóteses. Dê ênfase e ressalte a importância para a grande área, do principal resultado do estudo. Apresente novas perspectivas e sugestões detalhadas para pesquisas futuras.

 

11. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada após as referências.

 

12. As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens, podem ser em cores, dentro do texto. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.

          - Ilustrações (gráficos, fotografias, figuras, quadros, etc): posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro, etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título (Figura 1 - Título; Quadro 1 - Título; Gráfico 1 - Título; etc.). No texto use caixa baixa para se referir as palavras figuras, tabelas, etc.

 

           - Legenda: breve e concisa; a fonte consultada é indicada na parte inferior, após a ilustração, sendo um elemento obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor. As fontes deverão constar da seção de Referências. A qualidade das ilustrações é tão importante quanto a qualidade dos dados e resultados apresentados, devendo haver um equilíbrio entre as informações do texto e das legendas para não serem repetitivas.

- Exemplo de figura:

Figura 1 - A IBSS na versão 2.0 da CNAE

Fonte: Observatório SOFTEX (2012)

 

           - Tabelas: devem ser autoexplicativas; localizar o mais próximo possível do ponto em que é mencionada pela primeira vez no texto; título no topo precedido da palavra Tabela (1a. letra em maiúsculas), numerada em sequência com algarismos arábicos, seguida de hífen (Tabela 1 -) e o título da tabela; preferencialmente em posição vertical; continuação na página seguinte: não delimitar por traço horizontal na parte inferior, repetir cabeçalho na página seguinte, indicar continua na 1a. página, continuação para as demais e conclusão para a última página; colocar informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) e outras informações e notas necessárias para o entendimento, no rodapé. A(s) fonte(s) deve(rão) constar da seção Referências; usar fios horizontais na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares, para separar o cabeçalho do título, e do corpo. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo. Não usar linhas verticais; editar em arquivo Word, usando os recursos do menu tabela.

- Exemplo de Tabela

 

13. As citações e referências bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT (Brasil) ou APA (Internacional). As citações serão na ordem autor,data. Exemplo: Autor (2019) ou (AUTOR, 2019). As referências serão ordenadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, devendo ser numeradas em ordem crescente e colocadas ao final do artigo. Nas referências de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. ou and others. Não esquecer de incluir nas referências de periódicos o local, volume, o número e o mês ou o período da publicação (summer, winter por exemplo). Somente autores citados no texto é que deverão ser referenciados.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.