Análise dos resultados alcançados por uma organização especializada em fruticultura no interior do Rio Grande do Norte ao adotar o sistema de Gestão por Resultados

  • Monalisa Tatiane de Medeiros Freitas UFERSA
  • Suely Xavier dos Santos UFERSA

Resumo

Dentre os múltiplos modelos de gestão empresarial e de pessoas relacionados às formas de gerenciamento que busquem agregar valor e ganhar competitividade a partir da qualidade do produto ou serviço final, tem-se o modelo de Gestão por Resultados. Nesse modelo, a organização planeja, estabelece metas e resultados finais bem definidos, e molda toda sua estrutura para alcançá-los. Com o propósito de conhecer o modelo de Gestão por Resultados em um contexto específico, este trabalho propõe-se a analisar os resultados da implementação do sistema de Gestão por Resultados em uma empresa localizada no interiordo Rio Grande do Norte, especializada em plantio, colheita, armazenamento e escoamento de frutas para o Brasil e exterior. Nesse sentido, estabelece-se como problema de pesquisa: quais os resultados organizacionais obtidos a partir da implementação do sistema de Gestão por Resultados? Para responder ao problema, foi realizada uma entrevista com dois gestores da empresa a partir de um roteiro estruturado com perguntas relativas às etapas de implementação da Gestão por Resultados, e para análise dos dados, utilizou-se de análise descritiva. A pesquisa concluiu que a empresa obteve resultados significativos na parte administrativa e produtiva, maior controle e diligência no alcance dos resultados estabelecidos.
Publicado
2019-07-18
Como Citar
FreitasM. T. de M.; SantosS. X. dos. Análise dos resultados alcançados por uma organização especializada em fruticultura no interior do Rio Grande do Norte ao adotar o sistema de Gestão por Resultados. Revista ADMPG, v. 9, n. 1, 18 jul. 2019.
Seção
Artigos