TRAVESSIAS FORMATIVAS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS DO/NO PROFACE

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Ana Carla Ramalho Evangelista Lima Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Amali Angelis Mussi Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0013

Resumo

Este trabalho analisa experiências formativas de docentes universitários a partir das contribuições de uma ação extensionista do Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais – ProFACE. Trata-se de uma experiência que tem por objetivo compreender como o referido Programa possibilita o desenvolvimento de saberes constituídos pela experiência cotidiana de exercer a docência universitária. Reflete modos de desenvolvimento da docência e elucida visões que professores de diferentes áreas do conhecimento possuem em torno da prática educativa na universidade. Este é um estudo qualitativo, que se centra nos sentidos que os docentes atribuem ao processo formativo vivenciado na universidade, em que a extensão se curriculariza pela formação docente, sobretudo considerando as práticas educativas e o que se concebe delas na docência universitária. Entre alguns resultados, evidenciou-se que a avaliação, a leitura e escrita e as práticas pedagógicas figuraram como objeto de análise para a criação de novos modos de compreender e fazer a docência na universidade.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Novo Horizonte - BA, Brasil. Doutorado em Educação e Contemporaneidade.

 

Ana Carla Ramalho Evangelista Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Novo Horizonte - BA, Brasil. Doutorado em Educação.

Amali Angelis Mussi, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Novo Horizonte - BA, Brasil. Doutorado em Educação (Psicologia da Educação).

Referências

ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. A teoria e a prática de processos de formação continuada do docente universitário. In: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 39-70.

BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas [recurso eletrônico] ENDIPE, 14., 2008. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p.102-120.

CUNHA, Maria Isabel da. Verbetes: formação inicial e formação continuada. Enciclopédia de pedagogia universitária. Brasília: MEC/INEP, 2006, p. 354.

CUNHA, M.I. Trajetórias e lugares da formação do docente da educação superior: do compromisso individual à responsabilidade institucional. Revista Brasileira de Formação de Professores, v.1, n.1, p.110-128, mai./2009.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulos, 2014.

FONTANA, Roseli C.; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Trabalho escolar e produção do conhecimento. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura (Org.). Desatando os nós da formação docente. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

GEORGEN, P. Universidade e compromisso social. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. Universidade e compromisso social. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 65-95.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

NÓVOA, António. O regresso dos professores. Comunicações. Presidência Portuguesa do Conselho da União Européia. Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa, 2007.

VASCONCELLOS, M. M. M.; OLIVEIRA, C. C. Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação. Educação, Santa Maria, v. 36, n.2, p. 219-234, mai./ago. 2011.

ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2019-04-29