AÇÕES EXTENSIONISTAS, NA ÁREA DA SAÚDE, DE FORMA REMOTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.18377.69

Resumo

Relato de experiência que descreve desafios e aprendizados advindos da migração das ações de um projeto de extensão para o formato remoto, durante a Pandemia Covid-19, que aconteciam presencialmente em Centros de Educação Infantil (CEI). Foram elaborados vídeos sobre saúde, educação e cidadania destinados a crianças, pais e professoras dos CEI, os quais contemplam as demandas apontadas pelas diretoras em reuniões conjuntas de planejamento e avaliação. Nesse processo, surgiram desafios inerentes à busca de ferramentas, apropriação de suas operacionalizações, desenvolvimento das comunicações verbais e não verbais, utilização de linguagem clara e capacidade de síntese. Verificou-se que tanto as ações extensionistas presenciais quanto as que ocorrem a distância possuem pilares em comum, que incluem a dedicação docente e discente. Constatou-se que as tecnologias de comunicação são relevantes, porém são indispensáveis pessoas que as desenvolvam e estabeleçam fluxos para que as atividades extensionistas cumpram o seu papel.

Biografia do Autor

Lucas Fernando Tomaz Ferraresso, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Cirurgião-Dentista. Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – Paraná, Brasil. 

Lucimar Aparecida Britto Codato, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR, Brasil. Doutorado em Saúde Coletiva.

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Publicado

2021-11-05