A IDENTIDADE SOCIAL DO IDOSO: MEMÓRIA E CULTURA POPULAR

Autores

  • Silvane Aparecida de Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Jacira da Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Idoso, Identidade, Cultura, Educação.

Resumo

A cada nova geração, os modos, comportamentos as expressões verbais e as histórias populares vão sendo esquecidas ou assumem novos significados. Pensando na importância da re-significação dessas histórias, desenvolvemos este estudo visando contribuir para a construção de mecanismos de preservação da cultura popular. Para isso, transcrevemos os relatos de cinco idosos, internos no Asilo Santo Agostinho, com o objetivo de trazer à tona sua cultura, criar condições favoráveis para a socialização do idoso e desfazer a visão unilateral e estigmatizada que vem desde a antiguidade, que imobiliza o idoso, impossibilitando-o de reagir aos estigmas da velhice. Ao verificar que a maioria desses sujeitos não possui alfabetização escolarizada, constatamos o quanto de sabedoria popular eles têm para compartilhar, possuem uma pedagogia própria que permite a leitura e interpretação de mundo.

Biografia do Autor

Silvane Aparecida de Freitas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (UNESP/Assis, 2002), Pós-Doutorado em Linguística Aplicada (IEL/UNICAM, 2010), Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba-MS.

Maria Jacira da Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do 4º ano do curso de Pedagogia da Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS.

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