A DIVERSIDADE VAI A CRECHE: REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 10.639/03 NA CRECHE DO MORRO DA QUEIMADA EM FLORIANÓPOLIS – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0009

Autores

  • Paulino de Jesus Francisco Cardoso Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC)
  • Cintia Cardoso Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0009

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Educação Infantil, Descolonização Curricular, Relações Étnicorraciais, Florianópolis.

Resumo

Este artigo tem por propósito problematizar e discutir as implicações da implementação da Lei Federal 10.639/03 na Creche Morro da Queimada, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. A partir de um levantamento dos marcos normativos da Educação Infantil e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2005), pretendemos aprofundar nossas análises nos aspectos referentes à prática pedagógica que instigou nosso interesse pela investigação das contradições e ações experienciadas no cotidiano da unidade educativa voltado à promoção da igualdade racial. Para tanto, ancoramos nossa pesquisa em dois aspectos: branquitude normativa e descolonização dos currículos. Diante de tal complexidade, nossas ações serão voltadas para analisar a aplicação da Lei Federal 10.639/03, coadunando com as políticas de promoção da igualdade racial na Rede Municipal de educação infantil de Florianópolis/SC; pretende-se verificar quais os mecanismos utilizados para a construção de uma educação voltada para promoção da igualdade racial. O presente artigo é resultado do projeto extensionista “Suporte às Políticas Públicas de Implementação da Lei Federal 10.639/03 em Santa Catarina”, vinculado ao Programa Memorial Antonieta de Barros, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC. Com este estudo pretendemos contribuir para superar as contradições, favorecendo o debate sobre as relações raciais e a implementação da Lei 10.639/2003 na instituição analisada, apontando caminhos para adesão coletiva da proposta e potencializando descobertas de metodologias para aplicação efetiva da Lei nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC)

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Cintia Cardoso, Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC)

Professora da Secretaria Municipal de Florianópolis, Brasil. Especialização em Mídias da Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Brasil.

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Publicado

2016-04-29