Foco e Escopo

O foco principal é socializar o conhecimento científico na área do Serviço Social e nas áreas afins às Ciências Sociais, que possuam diferentes enfoques voltados à discussão da cidadania, direitos e emancipação humano-social. Tal eixo editorial se justifica pelo pressuposto de que o conhecimento e o enfrentamento aos desafios sociais contemporâneos não podem ser fragmentos e nem exclusivos a uma área, mas sim pautados no diálogo entre as várias disciplinas do saber, numa perspectiva interdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciencias Sociais, Humanas e afins. Os trabalhos recebidos serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores em processo de pares-cegos, no qual os avaliadores não têm acesso ao nome dos autores e vice-versa. 

Periodicidade

A Revista Emancipação é uma PUBLICAÇÃO CONTINTUADA. Seus volumes são organizados anualmente ( um volume regular ao ano; eventualmente podem ser lançados números especiais).  

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os leitores podem ler, baixar, imprimir e compartilhar os artigos publicados na Emancipação.

Documentos e formulários

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO ÉTICO E REVISÃO FINAL DO TEXTO ( PARA ENVIO JUNTO DA VERSÃO FINAL DE ARTIGOS JÁ APROVADOS)

FORMULARIO BASE UTILIZADO PELOS AVALIADORES DA REVISTA  EMANCIPAÇÃO

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.  A Emancipação tem seu arquivos preservados através da Rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital mantida pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

 

Politica de taxas para submissão e processamento de artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação e processamento dos artigos.