Errata artigo "Serviço Social na Universidade Estadual de Ponta Grossa: 35 anos de existência" de autoria de Divanir Eulália Naréssi Munhoz e Edite Jendreiek Franke da edição 9/2 da Revista Emancipação.

O texto, na forma como foi publicado na Revista Emancipação, v.9, n.2, 2009, apresenta diversas alterações na redação, procedidas sem conhecimento/autorização das autoras.
    Algumas dessas alterações, embora não fundamentadas em termos de transmissão de mensagem e/ou de correção de grafia, concordância, podem ser relevadas.
    No entanto, outras dessas modificações comprometem significativamente o conteúdo do texto e, portanto, serão a seguir apresentadas.

●-Item 2, 7º parágrafo, página 155, 6ª linha: crase indevidamente acrescentada e não cabível em função dos nomes das disciplinas que a seguem. Portanto, leia-se: "As demais disciplinas eram relacionadas a Administração de Programas de Bem Estar Social, Antropologia Cultural, Direito e Legislação Social ...... ". Não: "As demais disciplinas eram relacionadas à Administração de Programas de Bem Estar Social, Antropologia Cultural, Direito e Legislação Social ...... "

●-Item 3, página 155: no título, a palavra "curso" deveria estar registrada com inicial maiúscula (Curso), por referir-se ao curso que constitui a temática central do artigo. Tal desconsideração da inicial maiúscula nessa palavra (Curso) pode ser observada em diferentes momentos do texto, como em relação ao título do item 5, página 157. Portanto, leia-se "Curso", e não "curso".

●-Item 4, página 156, 3º parágrafo, 2ª linha: leia-se "acesso a bibliografia mais avançada" (enfocando essa bibliografia mais avançada de modo amplo) e não a uma determinada bibliografia mais avançada, como sugere a inserção indevida da crase ("acesso à bibliografia mais avançada").

●-Item 6, início do 5º parágrafo, pág.158: Leia-se "Os profissionais assistentes sociais" e não "Os profissionais de assistência social", o que, para o amplo e diferenciado cotidiano profissional dos graduados em Serviço Social, faz diferença.

●-Item 6, 7º (penúltimo) parágrafo, pág. 159, que destaca a participação de assistentes sociais na gestão da UEPG. A inserção indevida de um ponto-e-vírgula transformou o nome de um ex-reitor (de saudosa memória) da Instituição, registrado pelas autoras como parte do título do Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescente, na pessoa de um assistente social trabalhando no CAIC naquele momento.
Assim, em vez de "Josélia Madalosso Vieira Jacob, no Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescente; Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC) ...", leia-se: "Josélia Madalosso Vieira Jacob, no Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescente "Álvaro Augusto Cunha Rocha -CAIC".
A inserção indevida do ponto-e-vírgula e o consequente entendimento do nome Álvaro Augusto Cunha Rocha como de pessoa/assistente social trabalhando naquele momento na Instituição, implicou consequentemente a transformação do gênero na frase final do parágrafo, para "Todos esses" e "muitos". O correto é, então: "Todas essas assistentes sociais (...) muitas possuem pós-graduação".

●-Item 7, pág. 161: quando aparecem os temas títulos de projetos e linhas de pesquisa, houve tanto a desconsideração da inicial maiúscula no início de cada um dos títulos, como das aspas que lhes conferiam destaque. Além disso, um título foi reduzido para "A esperança por Ernest Bloch", enquanto o correto, no texto encaminhado pelas autoras, é "A esperança: uma análise de seu princípio a partir da contribuição de Ernest Bloch".