Movimento Estudantil e Dimensão Político-Organizativa: um debate necessário na formação profissional em Serviço Social (Student Movement and Political-Organizational Dimension: a necessary debate in professional training in Social Work)

Conteúdo do artigo principal

Tales Willyan Fornazier Moreira
http://orcid.org/0000-0002-9191-7820
Lesliane Caputi
Gabriele Ponciano da Silva
Lucila de Souza Zanelli

Resumo

As reflexões neste artigo referem-se às experiências dos/as autores/as no Movimento Estudantil em Serviço Social (MESS), registradas em uma pesquisa de Iniciação Científica1 , cujo objetivo foi compreender o que os/as estudantes do curso de Serviço Social pensam e conhecem acerca desse Movimento Estudantil, enquanto dimensão político-organizativa, durante a formação profissional, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A pesquisa, cuja análise fora calcada no método dialético crítico, foi realizada com estudantes matriculados/ as do 5º ao 8º período do curso e a coleta de dados feita através da aplicação de questionário fechado. Os resultados apontaram síntese da realidade concreta expressa nas vozes dos sujeitos da pesquisa, os quais significam o MESS como necessário para a organização política da categoria, bem como para o fortalecimento das lutas sociais e do projeto ético-político hegemônico do Serviço Social. 


 


 


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FORNAZIER MOREIRA, T. W.; CAPUTI, L.; DA SILVA, G. P.; ZANELLI, L. de S. Movimento Estudantil e Dimensão Político-Organizativa: um debate necessário na formação profissional em Serviço Social (Student Movement and Political-Organizational Dimension: a necessary debate in professional training in Social Work). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/11013. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tales Willyan Fornazier Moreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Guará-SP. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) da UFTM. Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lesliane Caputi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Assistente Social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Docente do departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) da UFTM.

Gabriele Ponciano da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mestranda em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) da UFTM.

Lucila de Souza Zanelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) da UFTM.