O ACORDEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO, ECONÔMICO E SÓCIO-CULTURAL BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida Fabri Zanatta

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo definir os principais contornos do cenário político econômico social e cultural do Brasil, de 1920 até os dias atuais, para situar entre os aspectos identitários da cultura brasileira, uma das manifestações do campo artístico musical envolvendo o acordeão. O conhecimento histórico da trajetória deste instrumento através de práticas e agentes sociais, contribuem ao resgate e à compreensão de elementos que constituem a sociedade brasileira. A identificação de condicionantes estruturais e elementos conjunturais, se fazem necessárias nesta análise, porque refletem a realidade nos mais variados ângulos, cujos resultados destas constatações possibilitem reflexões e ações mais conscientes diante das manifestações culturais e artísticas autênticas do povo brasileiro. Caso contrário, a tendência é de se perpetuar o hiato entre a teoria e a prática, especialmente no meio intelectual e cultural.

PALAVRAS-CHAVE: cultura popular música acordeão; integração social; identidade cultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ZANATTA, M. A. F. O ACORDEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO, ECONÔMICO E SÓCIO-CULTURAL BRASILEIRO. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/57. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Aparecida Fabri Zanatta, Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba

Professora do Departamento de Música, da Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba, Mestranda do Curso em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.