Educação Popular, Sociedade e Drogas: uma Perspectiva para o Trabalho Socioeducativo (Popular education, society and drugs: a perspective for socio-educational work)

Conteúdo do artigo principal

Ivonaldo Neres Leite

Resumo

Este trabalho decorre de uma pesquisa de pós-doutorado mais ampla. Ele tem como objetivo desenvolver uma análise no sentido de apresentar uma perspectiva de abordagem sobre as drogas a partir da Educação Popular. Para atingir este propósito, metodologicamente, apoia-se em dois pressupostos: 1) uma revisão da literatura em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa; 2) um estudo empírico realizado no Uruguai, em Montevidéu, no contexto da implementação da política de descriminalização e venda legal de cannabis, focando, entre outros aspectos, a dimensão educativa da política. Alguns dos seus resultados são, por exemplo: 1) a abordagem da Educação Popular sobre as drogas requer  um escrutínio sócio-histórico delas no contexto da relação sociedade e desvio social; 2) a Educação Popular demanda uma mudança discursiva na forma de se referir às pessoas que usam drogas, na perspectiva de superar a linguagem estigmatizada; 3) o trabalho socioeducativo no âmbito das ações de redução de danos, sob a Educação Popular, implica conhecimentos interdisciplinares. Dentre as conclusões, afirma-se que o estudo das drogas necessita ser situado analiticamente no plano social, e não na esfera dos fatores individuais, que tendem a definir o seu uso como uma patologia estritamente pessoal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NERES LEITE, I. . Educação Popular, Sociedade e Drogas: uma Perspectiva para o Trabalho Socioeducativo (Popular education, society and drugs: a perspective for socio-educational work). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. 2, p. 1–19, 2019. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/e1912438. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba

PhD em Sociologia da Educação pela Universidade do Porto (Portugual). Pós-doutor em Sociologia pela Udelar (Uruguai) . Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE); Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC)/UFPB-CNPq. E-mail: ivonaldo.leite@gmail.com.