O lugar dos poetas negros Luis Gama, Cruz e Souza, Lino Guedes e Solano Trindade nas páginas da história da literatura brasileira: um olhar por três histórias da poesia brasileira

Autores

  • Dênis Moura de Quadros Universidade Federal do Rio Grande
  • Antônio Carlos Mousquer Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

História da poesia brasileira, Poetas negros, Ausência.

Resumo

Ao falarmos de poetas negros brasileiros conseguimos recordar de alguns nomes como Luís Gama (1830-1882), Cruz e Sousa (1861-1898), Lino Guedes (1897-1951) e Solano Trindade (1908-1974), escritores negros que resistiram aos preconceitos da sociedade em que estavam inseridos. Escolhemos esses nomes a partir da lista elencada por Zilá Bernd em Poesia negra brasileira: antologia (1992) e o recorte se deu por autores do século XIX e XX, séculos contemplados pelos autores das três histórias da poesia aqui analisadas.  Pensando nesse apagamento, procuramos esses quatro poetas negros nas histórias da poesia brasileira: Apresentação da poesia brasileira (1965) de Manuel Bandeira, Do barroco ao modernismo (1979) de Péricles Eugênio da Silva Ramos e Uma história da poesia brasileira (2007) de Alexei Bueno. Dos quatro poetas Luís Gama aparece diluído, o que garante pouco espaço e deslegitimação de seu discurso, já Cruz e Sousa é o único poeta que aparece nas três histórias analisadas, enfatizando seu desejo de embranquecimento, enquanto que Lino Guedes e Solano Trindade, poetas que escrevem poesias de resistência, não são nem citados.

 

Biografia do Autor

Dênis Moura de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Letras, área de concentração História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Antônio Carlos Mousquer, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) com Pós doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (bolsa CAPES - Estágio Sênior- Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande onde orienta trabalhos da Pós-Graduação em Letras, mestrado e doutorado em história da literatura.

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

MOURA DE QUADROS, D.; MOUSQUER, A. C. O lugar dos poetas negros Luis Gama, Cruz e Souza, Lino Guedes e Solano Trindade nas páginas da história da literatura brasileira: um olhar por três histórias da poesia brasileira. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 328–342, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/11738. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil