Os relatos de viagem e a invenção da América bárbara

Autores

  • Fabiana Santos da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Mirian Santos Ribeiro de Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave:

Literatura de viagem, América, Invenção, Barbárie.

Resumo

Este artigo examina os seguintes relatos de viagens, escritos por exploradores europeus, acerca de suas experiências na América: “Mundus Novus”, de Américo Vespúcio (1454-1512), publicado em 1505; “Duas viagens ao Brasil”, de Hans Staden (1525-1576), publicado em 1557; e, nesse mesmo ano, “As singularidades da França Antártica”, de André Thevet (1516-1590). Esse trabalho se ocupará em responder como essas publicações podem ter delimitado o olhar europeu sobre a América. O objetivo é demonstrar como essas narrativas desumanizaram os povos originários ao fazer referência ao canibalismo como uma conduta generalizada entre os ameríndios. O quadro teórico é formado pelos estudos de autores como Álvaro Manuel Machado e Daniel-Henri Pageaux; Edmund O’Gorman; e Fernando Cristóvão. Constata-se que as experiências narradas apelaram, sobretudo, para o tema da “barbárie indígena” e serviram, por séculos, como as únicas referências sobre o Novo Mundo. Devido à grande recepção que tiveram na Europa, os relatos de viagem podem ser vistos como agentes importantes no processo de invenção da América pelo Ocidente.

Biografia do Autor

Fabiana Santos da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Sociologia. Professora Adjunta, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Professora permanente do PPGLC/UNILA.

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

DA SILVA, F. S.; OLIVEIRA, M. S. R. de. Os relatos de viagem e a invenção da América bárbara. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 487–502, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12561. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil