Entre laços: representação e identidade racial num livro didático de espanhol

Autores

  • Ione da Silva Jovino
  • Ligia Paula Couto Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Livro didático. Representação. Identidade racial. Negros

Resumo

Este artigo apresenta a parte final de uma pesquisa sobre uma coleção de livros didáticos de espanhol, mais especificamente a Coleção Enlaces, e sua relação com as questões de diversidade sociocultural e de identidade étnico-racial. Para tanto, contextualiza a pesquisa, sua ligação com um projeto de ensino de línguas na perspectiva das africanidades e situa sua relevância a partir de breve revisão sobre o tema. A análise traz aspectos qualitativos e quantitativos e utiliza referenciais principalmente das ciências sociais e, em especial, dos estudos culturais. A pesquisa foi feita em três fases, sendo apresentada aqui a terceira. Ressaltam-se os dados obtidos nas duas primeiras etapas, com análise das imagens, contemplando os principais resultados, tanto em termos numéricos quanto no plano mais simbólico, da representação da identidade racial negra. Em seguida apresenta análise referente ao terceiro recorte, que prioriza uma unidade didática do terceiro volume da coleção, observando todos os textos e conteúdos das atividades em relação à tematização da vida social e da representação da identidade racial. Finaliza apontando como destaque a escolha dos textos da unidade analisada, o caráter inovador e de suporte positivo às discussões sobre identidade das atividades. Ressalta ainda as mudanças nos critérios de avaliação do PNLD e o protagonismo da militância negra.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

JOVINO, I. da S.; COUTO, L. P. Entre laços: representação e identidade racial num livro didático de espanhol. Muitas Vozes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 43–62, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8559. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem