A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História

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Mariná Holzmann Ribas
Rosilda Baron Martins
Teresa Jussara Luporini

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores.

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Como Citar
RIBAS, M. H.; MARTINS, R. B.; LUPORINI, T. J. A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História. Olhar de Professor, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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