O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática

  • Maiza Taques Margraf Althaus Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Palavras-chave: Didática, trabalho docente, anos iniciais, formação e profissionalização docente

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.
Publicado
2008-12-19
Como Citar
AlthausM. T. M. (2008). O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática. Olhar De Professor, 5(1). Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374
Seção
Artigos