AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Gomes Nadal
Terezinha de Jesus Evangelho Leão

Resumo

O texto aborda a avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa, a qual defende a idéia de que o processo avaliativo, além de possibilitar a constatação das dificuldades apresentadas pelo aluno, deve permitir e estimular uma reorientação das práticas dos sujeitos envolvidos - professor e alunos a fim de que os objetivos do ensino sejam efetivamente atingidos e a aprendizagem aconteça. Discute também sobre os elementos intervenientes na prática da avaliação formativa buscando demonstrar que o avanço em relação à avaliação está relacionado a um conjunto de fatores que extrapolam o espaço da sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NADAL, B. G.; LEÃO, T. de J. E. AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Olhar de Professor, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Beatriz Gomes Nadal, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP