ESTÁGIO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Palavras-chave: Estágio, Pedagogia da Educação Infantil, Documentação

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto foram construídas a partir das experiências com o estágio de Educação Infantil no curso de Pedagogia, o que possibilitou fazer inferências teóricas e metodológicas sobre o estágio e a formação de docentes. O estágio é compreendido como um contexto formador dialético entre teoria e prática e torna-se condição para promover conhecimentos sobre a docência em creches e pré-escolas. O estágio por um período de tempo contínuo e prolongado, que permite a imersão e reflexão sobre a prática, se torna imprescindível na formação inicial de professores(as). A observação e a documentação do cotidiano das instituições de Educação Infantil são processos indispensáveis na formação de professores(as), pois favorece a pesquisa, a reflexão e a inovação pedagógica.

Biografia do Autor

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins
Doutorado em Educação (Unicamp), Mestrado em Educação (UFMT), graduação em Pedagogia (UFMT). Professora do curso de pedagogia da UFT. Disciplinas: Educação Infantil e estágio.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
DrumondV. ESTÁGIO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. Olhar de Professor, v. 22, p. 1-13, 13 dez. 2019.
Seção
Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas