ESTÁGIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Teoria e prática. Estágio Supervisionado

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e demanda um profissional que aja de maneira responsiva. Na busca da formação deste profissional, propusemos a seguinte problemática: Como configurar uma formação inicial teórico-prática, no estágio da Educação Infantil, para atuação na prática pedagógica, propiciando a produção do conhecimento? Como objetivo geral, analisamos as contribuições teórico-práticas exigidas dos profissionais que atuarão na educação infantil, investigando como a formação inicial pode prepará-los para atuação neste nível de ensino, que permita o acolhimento da produção do conhecimento. Metodologicamente, envolvemos na pesquisa qualitativa, os estudantes do curso de Pedagogia, que cursavam o estágio supervisionado. Chegamos à conclusão de que o profissional que atuará na educação infantil precisa ir além das teorias e da prática. É preciso o olhar consciente do seu papel transformador, bem como a responsabilidade deste profissional para atuar com as crianças, como sendo a base da educação do sujeito.

Biografia do Autor

Fabiane Lopes de Oliveira, PUCPR
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Publicado
2020-04-29
Como Citar
Lopes de OliveiraF. (2020). ESTÁGIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhar De Professor, 22, 1-14. Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13859
Seção
Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas