O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Palavras-chave: Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Formação Docente

Resumo

Este artigo apresenta a base legal do estágio supervisionado e referenciais teóricos sobre sua importância nas licenciaturas, de modo específico na Educação Infantil, a qual se difere das demais etapas, tendo em vista as especificidades da faixa etária atendida (0 a 5 anos), que tem como característica a descoberta do mundo por meio de brincadeiras, da ludicidade, da interação com seus pares, com os objetos e com seus parceiros mais experientes. Ademais, historicamente esta etapa tem vinculação com práticas assistenciais de cuidado, frequentemente dissociadas de ações educacionais. Desse modo, a partir das reflexões iniciais se expõe um breve relato de parceria para estágio entre uma instituição de Educação Infantil e um instituto de formação de professores a nível médio, na modalidade Normal em Curitiba-PR. Os resultados evidenciam que o movimento dialético entre teoria e prática propiciado pelo estágio aponta novas perspectivas para a formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal do Paraná (2017-2021). Formada em Pedagogia pela Faculdade de Campina Grande do Sul (2010), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelas Faculdades Espírita (2014) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013).
Cláudia Alessandra Gregório, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2001). Pós graduada em Educação Especial (FACEL). 
Kátia Cristina Sommer Schmidt, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2016). 
Publicado
2020-03-05
Como Citar
FerreiraD. C. K.; GregórioC. A.; SchmidtK. C. S. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Olhar de Professor, v. 22, p. 1-13, 5 mar. 2020.
Seção
Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas