A prova do ENEM: o que pensam os professores de matemática?

Conteúdo do artigo principal

Elisabete Ferreira Silva
Mariná Holzmann Ribas

Resumo

O presente trabalho tem como ponto de partida a pesquisa de dissertação de Mestrado apresentada no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tal pesquisa teve como objetivo conhecer a opinião de professores do Ensino Médio, egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pesquisa de campo foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2001, com professores de matemática de Ensino Médio, de escolas públicas e particulares da cidade. Os resultados obtidos revelam que eles aprovam o formato da avaliação, mas não se sentem preparados para implementar as mudanças previstas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelo Enem. Destacamos, ainda, algumas questões quanto aos desafios que se impõem à escola e à formação de professores no atual momento histórico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, E. F.; RIBAS, M. H. A prova do ENEM: o que pensam os professores de matemática?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1393. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Elisabete Ferreira Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1976), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1974) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.