ESTÁGIO: SUPERAÇÃO DO ESPONTANEÍSMO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Este texto tem por objetivo compartilhar experiências vivenciadas na disciplina de estágio 6 EST 613 (Estágio Supervisionado na Educação Infantil) da Universidade Estadual de Londrina, localizada no norte do Paraná – Brasil. A questão norteadora está relacionada à superação do espontaneísmo nas ações pedagógicas para um trabalho intencionalmente planejado por meio da apropriação teórica por parte do/a estagiário/a. Além de situar o contexto do estágio, o texto reflete uma prática vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina em parceria com a Universidade durante o período de estágio. A metodologia se deu por meio da observação, análise dos dizeres dos envolvidos e apreciação dos desenhos das crianças de quatro a cinco anos de idade. Os resultados revelaram a importância do estágio para a construção da profissão docente e, ainda, a relevância da intervenção intencional por parte dos adultos no processo de aprendizagem das crianças.  

Biografia do Autor

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina
Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
MagalhãesC. (2019). ESTÁGIO: SUPERAÇÃO DO ESPONTANEÍSMO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhar De Professor, 22, 1-14. Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14201
Seção
Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas