Lembranças de escola na formação inicial de professores/as

Conteúdo do artigo principal

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha

Resumo

Quais as lembranças da escola que permeiam a formação inicial de professores/as? Qual o sentido daescola básica, o significado das experiências vividas comoaluno/a, o vínculo construído com o conhecimento pelos professores/as em formação?
Investigar as memórias dos/as alunos/as do curso de formação inicial de professores/as para conhecer suas experiências e lembranças significativas da escola foi o trabalho exercitado pela presente professora-pesquisadora, docente de um curso Normal Superior de uma faculdade privada do interior do Estado de São Paulo. As análises dos registros escritos elaborados pelos/as professores/as em formação apontaram que a escola tem sido vivida principalmente como espaço de encontro com os amigos, onde as confraternizações, festas, formaturas, amizades e brincadeiras e também o carinho de alguns professores têm maior importância do que as experiências com o conhecimento, com o estudo e a aprendizagem. Essas conclusões provocam algumas discussões e convidam os profissionais envolvidos com a formação de professores a uma reflexão importante, uma vez que se coloca para os cursos iniciais o enorme desafio de promover uma relação prazerosa com o conhecimento, com a leitura, com a escrita, com a necessidade de se encantar com o que não se sabe. Esse diálogo se propõe a discutir os depoimentos e as memórias dos/as professores/as em formação, as contribuições da escola básica, a questão da valorização do conhecimento no espaço escolar e o compromisso ético implicado no processo de aprender e ensinar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CUNHA, R. C. O. B. Lembranças de escola na formação inicial de professores/as. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1425. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)