DE JOGADOR A DESENVOLVEDOR: A CRIAÇÃO DE JOGOS NO ROMPIMENTO DAS BARREIRAS EDUCACIONAIS ENCONTRADAS POR CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-5838-8736
  • Danielle Gonzaga da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra de Melo Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Danrley Nascimento Alves Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Twine, Livro-jogo, Tecnologia Digital

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de elaboração de livro-jogo por aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ao estudar conceitos históricos. Em um cenário de imersão digital, considera-se importante a utilização de tais recursos em contexto escolar para o rompimento das possíveis barreiras educacionais, além da ruptura da estrutura hierárquica e das relações de poder encontradas no sistema educacional. Para isso, desenvolveu-se um Estudo de Caso com uma criança de oito anos, estudante de escola particular com diagnóstico médico de TDAH. Os dados foram coletados nos meses de abril a junho de 2019, através de atividades de sondagem e da elaboração de um livro-jogo dentro do software Twine. Percebeu-se que os obstáculos encontrados pela criança na realização de atividades em sala de aula regular foram transpostos ao utilizar a programação do livro-jogo.

Biografia do Autor

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI).
Danielle Gonzaga da Silva, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal do Ceará.
Alessandra de Melo Ferreira, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Letras. Universidade Federal do Ceará.
Francisco Danrley Nascimento Alves, Universidade Federal do Ceará
Graduando em Pedagogia. Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2020-07-09
Como Citar
LimaL. de, SilvaD. G. da, FerreiraA. de M., & AlvesF. D. N. (2020). DE JOGADOR A DESENVOLVEDOR: A CRIAÇÃO DE JOGOS NO ROMPIMENTO DAS BARREIRAS EDUCACIONAIS ENCONTRADAS POR CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Olhar De Professor, 22, 1-15. Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14519