PRODUÇÃO DE ARGUMENTOS PARA ALGUNS “POR QUÊS” DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Resumo

A curiosidade manifestada sob forma de questionamentos é um fator rico e importante para a aprendizagem. Procedimentos, resultados e fórmulas matemáticas aceitas e reproduzidas de maneira automatizada por professores, muitas vezes são recebidas com estranhamento por estudantes, momento em que são lançados os “por quês”. Porém, nem sempre os professores estão preparados para respondê-los. Este artigo é proveniente de algumas inquietações e questionamentos que surgem no dia a dia da sala de aula e tem por objetivo servir de apoio ao trabalho docente.

Biografia do Autor

Juliana Alves de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Educação Matemática pela mesma Universidade; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora do quadro efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMS, Campus de Aquidauana.
Claudio Eduardo Pupim, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2005), créditos completos do mestrado acadêmico em Maringá (2005 e 2006) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente é professor efetivo da UFMS, Campus de Aquidauana.
Publicado
2020-04-29
Como Citar
SouzaJ. A. de; PupimC. E. PRODUÇÃO DE ARGUMENTOS PARA ALGUNS “POR QUÊS” DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. Olhar de Professor, v. 22, p. 1-17, 29 abr. 2020.