PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO

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Maria Cecília Sanchez Teixeira

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a importância do imaginário na educação e oferecer pistas para uma pedagogia do imaginário. Numa perspectiva durandiana, considera-se que, se através do imaginário nos reconhecemos como humanos e atribuímos sentido às coisas e ao mundo, só uma pedagogia que valorize o imaginário aprendente, poderá efetivamente se apropriar do seu sentido original de construção da cultura por meio da educação. Tendo como fio condutor a interrogação sobre a possibilidade de se ensinar alguém a se comportar imaginativamente, desenha-se em breves traços uma pedagogia do imaginário como metáfora do processo de humanização por meio da função imaginante.

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Como Citar
TEIXEIRA, M. C. S. PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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