CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A QUE PESQUISA E A QUE PROFESSOR SE REFERE ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO?

  • Júlio Emílio Diniz Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Luciana Resende Allain PUC-MG
Palavras-chave: Formação de professores, Trabalho docente, Professor-pesquisador, Pesquisa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações, entendidas aqui, enquanto exames atentos ou reflexões, acerca da formação do professor-pesquisador, uma proposta de formação docente que está amplamente presente no discurso educacional contemporâneo. O principal argumento trazido, por meio deste texto, é que caso esse programa de formação não se articule com uma discussão bastante séria a respeito da profissionalização e do trabalho docente, corre-se o risco de que tal proposta caia em um discurso vazio, mais um lugar comum na produção acadêmica sobre educação.
Publicado
2009-03-04
Seção
Artigos