CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A QUE PESQUISA E A QUE PROFESSOR SE REFERE ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO?

Júlio Emílio Diniz Pereira, Luciana Resende Allain

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar considerações, entendidas aqui, enquanto exames atentos ou reflexões, acerca da formação do professor-pesquisador, uma proposta de formação docente que está amplamente presente no discurso educacional contemporâneo. O principal argumento trazido, por meio deste texto, é que caso esse programa de formação não se articule com uma discussão bastante séria a respeito da profissionalização e do trabalho docente, corre-se o risco de que tal proposta caia em um discurso vazio, mais um lugar comum na produção acadêmica sobre educação.

Palavras-chave


Formação de professores; Trabalho docente; Professor-pesquisador; Pesquisa

Texto completo:

Artigo


Imagem relacionadaImagem relacionadaLATINDEXElektronische Zeitschriftenbibliothek (EZB) = Electronic Journals LibraryImagem relacionadaUlrich's (tm) Serials Analysis System