O DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: CONTEXTO DE ATUAÇÃO E FORMAÇÃO

Resumo

O artigo trata do perfil dos professores da educação superior no Brasil, nos quesitos atuação e a formação. Nas décadas de 2000 ocorre uma expansão significativa da educação superior, com um incremento da quantidade instituições e cursos, mas a quantidade de docentes não seguiu o mesmo ritmo de crescimento, produzindo uma sobrecarga de atividades aos professores. Prevaleceu um aumento desigual do número de matrículas em relação ao número de professores. As condições de trabalho tornaram-se mais precarizadas e, com o avanço das políticas neoliberais de responsabilização individual dos sujeitos, ocorreu uma retração de políticas de formação docente, sendo a mesma diluída em diferentes espaços formativos.

Biografia do Autor

Leticia Carneiro Aguiar, Universidade do Sul de Santa catarina
Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Tatiani Fernandes Teixeira, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina
Mestre em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina.
Publicado
2020-04-29
Como Citar
AguiarL. C., & TeixeiraT. F. (2020). O DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: CONTEXTO DE ATUAÇÃO E FORMAÇÃO. Olhar De Professor, 22, 1-18. Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14663