AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPRESSÃO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

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Marli de Fátima Rodrigues
Acácia Zeneida Kuenzer

Resumo

O presente artigo apresenta reflexão desenvolvida acerca das concepções e debates que permearam a aprovação do Parecer 05/2005, em 13 de dezembro, pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Licenciatura. Nesta análise foi possível constatar que as políticas atuais de formação de professores e pedagogos estão assentadas numa visão pragmática e tecnicista de formação do educador, pela ênfase que colocam na dimensão instrumentalizadora do conhecimento, atendendo a uma concepção que privilegia a prática em detrimento da teoria: a epistemologia da prática. Essa base epistemológica tem fornecido o suporte para a defesa da centralidade na docência, resultando na redução do campo epistemológico da Pedagogia segundo as atuais diretrizes.

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Como Citar
RODRIGUES, M. de F.; KUENZER, A. Z. AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPRESSÃO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1474. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo