PROBLEMATIZANDO OS PCNEM+ PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE FILOSOFIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.123135

Conteúdo do artigo principal

Edson Jacinski
José Rogério Vitkowski

Resumo

Resumo: O presente texto estabelece um diálogo com os PCN+ e explora a relação entre filosofia, educação e ensino, a partir da prática educacional auto-reflexiva dos autores, fecundada pela perspectiva teórica de Deleuze e Felix Guatari. Pretende-se aqui explicitar alguns dos principais sentidos da atividade filosófica na educação formal  secundária buscando-se elementos que possibilitem revitalizar a atividade docente. Desse modo, a abordagem se dá a partir da perspectiva do ensino, problematizando posturas didático-pedagógicas e as ambigüidades da inserção institucional da Filosofia como disciplina, sem descurar da necessária demarcação epistêmica. A abordagem de tais questões opera-se a partir da perspectiva da metarreflexão sobre a própria filosofia, sugerindo-se a superação do ensino da Filosofia como atividade meramente contemplativa, reflexiva ou comunicativa e propondo-se pensá-la na ótica deleuziana como criação de conceitos, o que pode permitir uma ressignificação da tradição filosófica, redimensionando criticamente o olhar sobre o cotidiano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
JACINSKI, E.; VITKOWSKI, J. R. PROBLEMATIZANDO OS PCNEM+ PARA A ATIVIDADE DOCENTE DE FILOSOFIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.123135. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.123135. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1503. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo