De repente, aulas online: um relato de experiência docente no Ensino Superior em Direito durante a pandemia

Conteúdo do artigo principal

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto
https://orcid.org/0000-0001-5218-4954
Salete de Oliveira Domingos
Vinícius Custódio Rios
https://orcid.org/0000-0002-0132-917X

Resumo

A pandemia de Covid-19 provocou reflexos inesperados nas mais diversas searas, dentre elas, a educação. Em um curto período, professores acostumados com a sala de aula presencial tiveram que se adaptar às aulas online. Considerando esse contexto, baseado em pesquisa bibliográfica e relato de experiência, este estudo objetiva relatar como se deu a nossa adaptação para as aulas online no Ensino Superior em Direito, analisando quais foram os principais desafios e as estratégias utilizadas para enfrentá-los. Verificamos inicialmente uma fase de transição, marcada pelo estranhamento às tecnologias, adaptação aos novos protocolos e à dinâmica virtual. Posteriormente, foi possível identificar desafios de longo prazo, como a pouca participação dos alunos, a dificuldade com as peculiaridades do tempo virtual e a adaptação às ferramentas tecnológicas. Por fim, foi possível identificar boas práticas para o ensino remoto, com destaque para o uso de metodologias ativas e criação de momentos de acolhimento dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FIGUEIREDO PASQUALETO, O. de Q.; DE OLIVEIRA DOMINGOS, S.; CUSTÓDIO RIOS, V. De repente, aulas online: um relato de experiência docente no Ensino Superior em Direito durante a pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16043.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16043. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto, Universidade São Judas Tadeu / Universidade Paulista

Doutora e Mestra em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pesquisadora da Escola Superior da Advocacia de São Paulo. Professora da Universidade Paulista. Professora da Universidade São Judas Tadeu. Professora na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisadora sênior do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente realiza Pós-Doutorado com apoio do CNPq na Universidade de São Paulo.

Salete de Oliveira Domingos

Doutora e Mestre em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora de Direito Empresarial e Civil da Universidade Paulista e da Universidade São Judas Tadeu. Atualmente realiza Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Vinícius Custódio Rios

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Doutorando em Direito pela PUC. Possui graduação em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Direito do Consumidor, Contratual e Empresarial. Docente da Universidade Paulista e do Centro Universitário Estácio de São Paulo.