Desafios e possibilidades nas aulas de educação física: as narrativas docentes em tempos de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Leifeld
https://orcid.org/0000-0002-5612-9220
Izabelle Cristina de Almeida
https://orcid.org/
Osni Labiak

Resumo

O artigo propõe ao leitor as narrativas de três sujeitos da educação, os quais estão exercendo suas funções no âmago da situação de distanciamento social, e consequente cancelamento das atividades presenciais. A situação emergencial que subitamente transformou as práticas docentes, nos remete a novas perspectivas para educação, o momento propiciou um novo olhar, o qual seguramente irá conduzir os aspectos pedagógicos para outro patamar. As três realidades analisadas permitem captar a conjuntura dos fatos, entender os delineamentos das práticas docentes em tempos de Pandemia. A reflexão pretende aguçar as discussões sobre as atuais circunstâncias educacionais no cenário brasileiro, apresentar os desafios e as possibilidades que o professor está exposto todos os dias, e que nas atuais circunstâncias refletem ainda mais as condições que o desenvolvimento profissional docente se encontra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LEIFELD, F.; CRISTINA DE ALMEIDA, I. .; LABIAK, O. . Desafios e possibilidades nas aulas de educação física: as narrativas docentes em tempos de pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16051.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16051. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Fabiana Leifeld, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Especialista em Educação Física Escolar e Mestrando em Educação Física. Professor do Instituto Federal Goiano. leonardoandradeprof@gmail.com

Izabelle Cristina de Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grosa - UEPG

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora de Educação Física na Educação Infantil na rede privada em Ponta Grossa/PR. Professora no Ensino Superior no Departamento de Pedagogia (UEPG) e na Faculdade Sagrada Família. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq) e Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI/UEPG-CNPq).

Osni Labiak, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor de Educação Física da Educação Básica na rede pública de Prudentópolis/PR. Tutor no curso de Educação Física Licenciatura do Polo da UNOPAR/Prudentópolis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq).