Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005

Conteúdo do artigo principal

Luciano Melo Sousa

Resumo

Relata o processo de construção e realização de três projetos de iniciação científica (PIBIC-Jr) protagonizados por alunos de ensino médio de uma EFA, no município de Pedro II (PI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. Formação cidadã, construção de saberes e sistematização de aprendizados foram experiências vividas pelos estudantes provocadas pela iniciativa das pesquisas. Para a universidade, uma oportunidade de integração entre pesquisa e extensão e demonstração de seu papel na democratização de nossa sociedade. Para a escola, um exercício de parceria e leitura de sua função de educar. Durante um ano, dezenove estudantes e um professor universitário, com o apoio da escola, desenvolveram três pesquisas que refletiram sobre dimensões do cotidiano do campo e os desafios para seu desenvolvimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MELO SOUSA, L. Educação no campo e extensão universitária: um relato sobre projetos de iniciação científica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 71–82, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3562. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Educação no Campo