Educação Sexual no ensino fundamental: o trabalho com alunos do 9º ano. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0012

Conteúdo do artigo principal

Adda Daniela Lima Figueiredo
Rayane Priscila Silva

Resumo

A sexualidade faz parte da vida de todas as pessoas e especificamente na adolescência acontece de maneira muito diferenciada e peculiar. Este trabalho objetivou promover a adolescentes, discentes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Anápolis, a aquisição de conhecimentos sobre sexualidade, através da educação sexual. O estudo pautou sua revisão bibliográfica a partir dos autores: Abramovay et al. (2004); Biscoli (2005); Brandão e Heilborn (2006); Brêtas (2009); Junqueira (2009); Torres et al. (2008), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou para coleta de informação, um questionário semiestruturado, aplicado em dois momentos, antes e após o trabalho com os adolescentes. Foram minitradas11 aulas, totalizando 15 horas de atividade. O grupo de estudo foi formado por adolescentes com idade entre 13 e 17 anos. A maioria dos adolescentes (83,3%) conversa sobre assuntos relacionados à sexualidade com amigos e obtêm informações na mídia (55,5%). 17% adolescentes afirmaram que já tiveram a primeira relação sexual, destes apenas 5,5% usou preservativo. Os métodos contraceptivos mais citados no pré-teste foram camisinha (72,2%) e a pílula anticoncepcional (33,3%). No pós-teste houve uma variedade na citação de métodos. Verificou-se com o pré-teste que as únicas doenças sexualmente transmissíveis citadas foram AIDS, Sífilis e Gonorreia. O trabalho comprovou a necessidade de atividades de educação sexual com turmas de 9º ano, em especial, de forma contínua, contribui para um desenvolvimento sexual saudável e a utilização do conhecimento para proteção pelos adolescentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FIGUEIREDO, A. D. L.; SILVA, R. P. Educação Sexual no ensino fundamental: o trabalho com alunos do 9º ano. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0012. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 167–182, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3629. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Adda Daniela Lima Figueiredo, Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Educação - PUC-GO; Mestre em Biologia - UFG; Especialista em Formação de Professores - UCG; Bióloga - licenciada e bacharel - UCG.Docente da Universidade Estadual de Goiás nos cursos de Biologia, Letras e Pedagogia com as disciplinas de Estágio Supervisionado e Tecnologia Educacional. 

Rayane Priscila Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas- Modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).