UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Conteúdo do artigo principal

Paulo César Gomes
Rodolfo Borges Domingues
Aline Mendes da Cruz
Tiago Fernando Alves de Moura

Resumo

O estágio supervisionado deve possibilitar o contato do licenciando com oportunidades reais no desenvolvimento de suas potencialidades, numa oportunidade de articular teoria e prática, elaborar conhecimentos e analisar a realidade. Este estudo teve por objetivos descrever, analisar e comparar a prática educativa de dois licenciandos durante a regência no estágio em Biologia e a prática educativa de uma professora do ensino médio. Foram averiguadas as concepções destes licenciandos sobre a própria prática educativa. Os resultados revelam os inúmeros problemas a serem enfrentados pelos docentes iniciantes, além do desafio de desenvolver um espaço de transição para atividades inovadoras no ensino de biologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES, P. C.; DOMINGUES, R. B.; CRUZ, A. M. da; ALVES DE MOURA, T. F. UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 375–396, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6367. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2010). Mestre em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2005). Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru - SP (2002). Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBB. Tem interesse em pesquisas na área de Formação de Professores e Metodologia do Ensino de Ciências.

Rodolfo Borges Domingues, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciado em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus Botucatu

Aline Mendes da Cruz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciada em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus Botucatu

Tiago Fernando Alves de Moura, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduando do curso de Física Médica, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus Botucatu