APRENDIZAGEM DA PRÁTICA DE ENSINO POR PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Conteúdo do artigo principal

Raquel Gomes de Oliveira

Resumo

A proposta deste artigo é mostrar que, por meio do conceito de Cognição Situada, podem existir parâmetros para a aprendizagem da prática de ensino docente, desde a formação inicial de professores. Características e consequências dessa aprendizagem serão apresentadas através dos resultados de uma pesquisa que objetivou verificar a contribuição para a elaboração de saberes docentes, a partir de uma proposta de Estágio Supervisionado que propôs a superação da sequência observação-participação-regência. A pesquisa foi realizada com licenciandos do 4º ano do curso de Matemática de uma universidade paulista pública. Quando princípios da Cognição Situada foram utilizados para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, além da base de conhecimento para a docência apontada por Shulman (1986), os resultados apontaram para a necessidade de consideração do saber atitudinal-afetivo como também um saber necessário à docência e consequente efetiva prática de ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES DE OLIVEIRA, R. APRENDIZAGEM DA PRÁTICA DE ENSINO POR PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 73–85, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6692. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Didática e Práticas de Ensino
Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliveira, Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT- Unesp

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, com Mestrado em Educação Matermática pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Durante 16 anos foi professora de Matemática na Educação Básica e atualmente é professora responsável pelas disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp.