O uso de fontes de informação nacionais e internacionais: uma pesquisa nos portais Superinteressante e Galileu

Autores

  • Gabriella Zauith Leite Lopes Centro Universitário Barão de Mauá
  • Giovana Alves Faria Centro Universitário Barão de Mauá

Palavras-chave:

Jornalismo científico, Revistas de divulgação científica, Fontes de Informação

Resumo

Este artigo traz dados da pesquisa quantitativa que avalia a noticiabilidade da informação científica em matérias de portais de revistas de divulgação científica brasileiras. O estudo considerou o uso de fontes de informação internacionais e nacionais. O corpus de análise totalizou uma amostra com 730 matérias das editorias de Saúde e Ciência veiculadas em dois períodos diferentes nas edições online das revistas Superinteressante e Galileu. A primeira fase fez parte do projeto de Iniciação Científica (PIC), em 2016, com coleta na editoria de Saúde e a segunda foi tema do TCC, concluído em 2018, na editoria de Ciências. A maioria das fontes de informação utilizadas nas matérias de ambos os portais são provenientes de entidades e revistas científicas internacionais renomadas.  Resultados parciais apontam a subutilização de fontes nacionais, provenientes da pesquisa científica nacional.

Biografia do Autor

Gabriella Zauith Leite Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora em Educação e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFScar (Universidade Federal de Sáo Carlos). Graduação em Jornalismo (Unaerp) e Pedagogia (Unigran). Professora do curso de Jornalismo no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto (SP).

Giovana Alves Faria, Centro Universitário Barão de Mauá

Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Bolsista do Future News Worldwide em Edimburgo, Escócia. Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Lopes, G. Z. L., & Faria, G. A. (2019). O uso de fontes de informação nacionais e internacionais: uma pesquisa nos portais Superinteressante e Galileu. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 6(1), 148–165. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/13220