Um golpe anunciado: Lula, Dilma e o discurso pró-impeachment na revista Veja

Autores

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto
  • Christa Berger Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Paulo Bernardo Vaz Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Revista Veja, Lula, Dilma, Linha Editorial, Impeachment

Resumo

As capas da revista brasileira Veja de 27 de setembro de 2006 e 18 de março de 2015 trazem ilustrações do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da primeira presidenta eleita do país, Dilma Rousseff, vendados com a faixa presidencial. Ambas as edições, além das semelhanças visuais, guardam um intervalo temporal cujos elementos noticiosos deixam ver uma leitura jornalística que costura discursos tramados por questões éticas, políticas e de gênero, todas carreadas por uma teia de significados e juízos de valor. Este artigo, tendo em vista os distintos contextos históricos narrados, busca desvelar as permanências e repetições editoriais presentes na construção da cobertura da revista Veja acerca de diferentes épocas brasileiras, perpassadas por governos de um mesmo partido, o PT (Partido dos Trabalhadores). Pergunta-se sobre as relações entre as edições em foco, problematizando: o papel das capas na composição de um único olhar sobre os governos; o endereçamento de sentidos no diálogo entre as capas e as reportagens; as diferenças e atualizações nas edições, considerados os diferentes governantes. Questiona-se acerca da personalização dos governos como estratégia editorial perene, apontando para as contradições e interesses existentes na elaboração de discursos em um veículo de comunicação e seu interesse no impedimento de um mesmo grupo politico.

Biografia do Autor

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde também atua como professor permanente.  

Christa Berger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora 1 B do CNPq com a pesquisa Da circulação de saberes: jornalismo e ciências sociais.

Paulo Bernardo Vaz, Universidade FUMEC

Professor colaborador junto ao Programa de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Culturais Contemporâneos da FUMEC. e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. 

Downloads

Publicado

2016-11-19

Como Citar

de Mello Brandão Tavares, F., Berger, C., & Vaz, P. B. (2016). Um golpe anunciado: Lula, Dilma e o discurso pró-impeachment na revista Veja. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 3(2), 20–44. Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9174