Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em 1,5; usa uma fonte de 12-pontos (Times New Roman); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

c) Extensão: os artigos deverão ter, no máximo 25 páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.

d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em Língua Portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.

e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em Língua Portuguesa, em Inglês e em Espanhol.

g) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

h) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados). No arquivo do artigo, não deve haver nenhuma informação que identifique a autoria.

i) As tabelas, gráficos, fotografias devem ser nítida.  Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.

j) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

k) Os autores que tiveram artigo publicado devem aguardar 3 (três) anos para nova submissão.  Casos excepcionais (por exemplo, Chamadas de dossiê e de Seções temáticas) serão analisados pela equipe editorial.

l) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar, no momento da submissão, em comentários ao editor, a instituição e professor orientador.

 

Questões éticas

A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e aos processos de avaliação e de publicação.

As decisões e os procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

 1 – Quanto aos artigos

  • Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
  • Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.
  • Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a um Comitê de Ética, recomenda-se que os autores incluam, no artigo, uma seção sobre ética na pesquisa. Sugerimos o verbete “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicado no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1, p. 205-211 (disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf).
  • Pesquisas realizadas com grupos considerados em situação de vulnerabilidade necessitam especial atenção com relação aos cuidados éticos, tanto na produção dos dados, na interação com os sujeitos quanto na análise e na disseminação de resultados. Entre grupos considerados como potencialmente em situação de vulnerabilidade, destacamos: crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, entre outros. 

2 – Quanto à autoria

A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente o itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 – “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito”; 20 – “Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho” (Brasil, 2011, p. 6).

3 – Plágio e autoplágio

A editoria da revista pode utilizar sistema de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores. Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito (conforme Manual da APA e documento Ética e Integridade na prática científica - CNPq).

4 – Processo de avaliação

  • Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e os avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).
  • Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Open Journal Systems (OJS). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.
  • Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, o artigo será avaliado por um outro parecerista ou será tomada uma decisão pela equipe editorial e/ou por responsáveis pela organização de dossiê. O parecer de decisão final, quando elaborado pela equipe editorial e/ou por responsáveis por dossiês, será designado como “parecer de consolidação”.
  • As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do OJS. 
  • No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá a todos os itens citados na chamada.
  • Devido a restrições orçamentárias, a revista poderá solicitar a colaboração dos autores para o pagamento de parte da revisão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.