O prazo de recebimento de artigos para o dossiê "Homeschooling: controvérsias e perspectivas" foi prorrogado para 10 de janeiro de 2020.

Os artigos deverão ser enviados por email, com identificação dos autores para: praxiseducativa@uepg.br

Os editores e editores convidados.

 

  • Call for papers – Dossier

    2020-03-16
    1 – Title: Paulo Freire (1921-2021): 100 years of history and hope   2 – Guest editorial board:PhD Lucimara Cristina de Paula (UEPG) and PhD Érico Ribas Machado (UEPG)   3 – Submission due date: until August 10, 2020.   4 – Publication Schedule: volume 16, year 2021 (continuous publication)   5 – Types of papers expected:- Unpublished papers that meet the theme of the dossier.- Book reviews on the subject of the dossier, published in the last five years.   6 - Relevant topics:- Freire: life history and scientific production.- Paulo Freire’s production and the current Brazilian historical context.- Paulo Freire’s legacy for schooling and non-schooling education.- Contributions of Freire’s thinking to studies on media and education.- The importance of Freire’s pedagogy for cultural studies, studies on gender and on ethnic-racial relations.- Freire in the international context.   7 - JustificationWhy praise Paulo Freire’s centenary of birth, instigating debates about his life and his work, reviving his historic journey of resistance and hope towards a pedagogy of the oppressed?Why insist on disseminating his thinking and his work as timeless and universal milestones of loving struggle against everything that dehumanizes and objectifies men and women at different times and in different ways? Because Paulo Freire is reborn with greater force in each historical moment in which the means of propagating violence, manipulation, authoritarianism, arbitrariness, repression of freedom and different forms of existence in the world, intolerance, disrespect, advance and harden, hatred between people, groups and social classes. Freire’s voice and writings grow and are rescued each time people speak up and march towards being more, defending their rights as citizens and human beings worthy of respect and of a better life for all, in several aspects. In this sense, the principles and actions linked to their trajectory reappear when we are violated as people, as male and female workers, in an exceptional social and political context that overwhelms us in all dimensions. In addition to this scenario, Paulo Freire’s disqualification by government representatives, ignoring his legacy as a Brazilian intellectual and Patron of Brazilian Education, internationally recognized, brings the urgent need for investment in scientific productions that show the scope and depth of his theory, in different areas of knowledge, clarifying misunderstandings, injustices and slander in relation to their scientific production. Paulo Freire is reborn, therefore, through this dossier that proposes the fight against historical setbacks that wish to annihilate the construction of a less violent, less unjust, less disrespectful, less inhuman and unequal society. We invite everyone who believes in this rebirth to share with us their research and work based on Paulo Freire, always reviving the will and the struggle to transform the world!   8 – Contact: praxiseducativa@uepg.br   9 - Papers or reviews must be submitted in the journal’s systemhttps://www.revistas2.uepg.br/…/praxisedu…/about/submissionsThe guidelines for authors can be found on the journal’s websitehttps://www.revistas2.uepg.br/…/praxisedu…/about/submissions Saiba mais sobre Call for papers – Dossier
  • Chamada de artigos - Dossiê: Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança

    2020-03-13
    Chamada de artigos para Dossiê   1 – Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança     2 – Editores convidados: Profª Dra. Lucimara Cristina de Paula (UEPG) e Prof.  Érico Ribas Machado (UEPG)       3 – Prazo de submissão: até 10 de agosto de 2020.       4 – Previsão de publicação: v. 16, ano de 2021 (publicação contínua)     5 – Tipos de textos esperados: - Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê. - Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.       6 - Temas pertinentes: - Paulo Freire: história de vida e produção científica - A produção de Paulo Freire e o atual contexto histórico brasileiro - O legado de Paulo Freire para a educação escolar e não escolar - Contribuições do pensamento de Freire para os estudos sobre mídia e educação - A importância da pedagogia de Freire para os estudos culturais, os estudos sobre gênero e sobre as relações étnico-raciais - Paulo Freire no contexto internacional.         7 - Justificativa Por que enaltecer o centenário de nascimento de Paulo Freire, instigando debates sobre sua vida e sua obra, reavivando sua caminhada histórica de resistência e esperança em direção a uma pedagogia do oprimido? Por que insistir em disseminar seu pensamento e seu trabalho como marcos atemporais e universais de luta amorosa contra tudo que desumaniza e coisifica homens e mulheres em diferentes épocas e de diferentes formas? Porque Paulo Freire renasce com mais força em cada momento histórico em que avançam e endurecem os meios de propagação da violência, da manipulação, do autoritarismo, da arbitrariedade, da repressão à liberdade e às diferentes formas de existir no mundo, da intolerância, do desrespeito, do ódio entre pessoas, grupos e classes sociais. A voz e os escritos de Freire crescem e são resgatados cada vez que as pessoas se manifestam e marcham em direção ao ser mais, à defesa de seus direitos como cidadãos e cidadãs e seres humanos dignos de respeito e de uma vida melhor para todos e todas, em diversos aspectos. Nesse sentido, os princípios e as ações vinculados à sua trajetória ressurgem quando somos   violentados(as) como gente, como trabalhadores e trabalhadoras, em um contexto social e político de exceção que nos esmaga em todas as dimensões. Além desse cenário, a desqualificação de Paulo Freire por representantes do governo, ignorando seu legado como intelectual brasileiro e Patrono da Educação Brasileira, internacionalmente reconhecido, traz a urgente necessidade de investimento em produções científicas que mostrem o alcance e a profundidade de sua teoria, em diferentes áreas do conhecimento, esclarecendo equívocos, injustiças e calúnias em relação à sua produção científica. Paulo Freire renasce, portanto, por meio desse dossiê que propõe o combate aos retrocessos históricos que desejam aniquilar a construção de uma sociedade menos violenta, menos injusta, menos desrespeitosa, menos desumana e desigual. Convidamos a todas e todas que apostam nesse renascimento, que compartilhem conosco suas pesquisas e trabalhos fundamentados em Paulo Freire, reavivando sempre a vontade e a luta de transformar o mundo!     8 – Contato: praxiseducativa@uepg.br     9 - As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions           Informações adicionais: 1 – Os artigos ou resenhas deverão ser submetidos no sistema da revista https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions   O artigo deve ser submetidos em formato Word, sem a identificação dos autores.   2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.   3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista.   4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por revisora indicada pela revista. A revista solicitará a contribuição dos autores para o pagamento de parte da revisão.   Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista): a) O artigo (ou resenha) deverá ser inédito no Brasil.   b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.   c) Extensão: os artigos deverão ter até 25 páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.   d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.   e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.   f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.   g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.   h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.   i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).   j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.   k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.   Questões éticas: A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:   - Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); - Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais) - Manual da APA (Editora Penso, 2012); - Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm); - Material da ANPEd sobre ética na pesquisa - Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)   Saiba mais sobre Chamada de artigos - Dossiê: Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança
  • Chamada de artigos - Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica

    2020-03-13
    1 – Título: Políticas conservadoras na Educação Básica    2 – Editores convidados: Álvaro Moreira Hypolito (Universidade Federal de Pelotas) Iana Gomes de Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Simone Gonçalves da Silva (Universidade do Oeste de Santa Catarina)                     3 – Prazo de submissão: de 10 de abril a 10 de maio de 2020   4 – Previsão de publicação: v. 15, ano de 2020 (publicação contínua)   5 – Tipos de textos esperados: - Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê - Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.   Proposta: A temática do dossiê versa sobre as políticas conservadoras na educação básica, temática atual na conjuntura brasileira. Pretende-se apresentar reflexões e questionamentos sobre as repercussões dessas políticas nacionais e globais contemporâneas para o currículo, a gestão e o trabalho docente. Assim, entende-se que o tema precisa ser aprofundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação no âmbito do contexto da América Latina. Objetivo Geral: Promover a disseminação do conhecimento produzido em trabalhos acadêmico-científicos com foco na discussão e na reflexão a respeito das atuais políticas conservadoras e suas implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente.   Objetivos específicos: Divulgar pesquisas sobre políticas conservadoras na educação brasileira e latino-americana, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente; Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e latino-americanas; Aprofundar o debate sobre esse tema crucial para a área de educação e currículo e que é muito relevante para as discussões realizadas na Pós-graduação em Educação no país; Contribuir para o campo das políticas educacionais com a identificação dos principais atores e suas agendas para a educação; Contribuir para a construção de conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais.   As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions     Contato: praxiseducativa@uepg.br   Informações adicionais: 1 – Os artigos ou resenhas deverão ser submetidos no sistema da revista https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions O artigo deve ser submetido em formato Word, sem a identificação dos autores.   2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.   3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista.   4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por revisora indicada pela revista. A revista solicitará a contribuição dos autores para o pagamento de parte da revisão.   Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista): a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil.   b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.   c) Extensão: os artigos deverão ter até 25 páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.   d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.   e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.   f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.   g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.   h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.   i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).   j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.   k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.   Questões éticas: A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:   - Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); - Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais) - Manual da APA (Editora Penso, 2012); - Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm); - Material da ANPEd sobre ética na pesquisa - Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)       1 – Quanto aos artigos - Caso o artigo tenha sido submetido à Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé). - Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.   2 – Quanto à autoria A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 - Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito; 20 - Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.   3 – Plágio e autoplágio A editoria da revista pode utilizar sistema de programa de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores.   Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.   Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA).   4 – Processo de avaliação - Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA). - Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema. - Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. - As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, sendo vedada qualquer alteração. - No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá todos os itens citados na chamada. Saiba mais sobre Chamada de artigos - Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica
  • Call for papers - Dossier "Homeschooling: controversies and perspectives"

    2019-07-18
      Call for papers - Dossier "Homeschooling: controversies and perspectives" 1 – Title: Homeschooling: controversies and perspectives  2 - Guest editorial board: Gert Biesta (National University of Ireland - Maynooth) Carl Safstrom (National University of Ireland – Maynooth) Alexandre Anselmo Guilherme (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – Brazil) Bruno Antonio Picoli (Federal University of Fronteira Sul – Brazil) Cibele Cheron (Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – Brazil) Fernando de Araújo Penna (Fluminense Federal University – Brazil)    3 –Submission Due Date: until December 31, 2019.    4 – Publication Schedule: volume 16, year 2020 (continuous publication)         5 – Types of papers expected:- Unpublished papers that meet the theme of the special issue.- Book reviews on the subject of the dossier, published in the last five years.   Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Revista Práxis Educativa  Saiba mais sobre Call for papers - Dossier "Homeschooling: controversies and perspectives"
  • Chamada de dossiê - "Homeschooling: controvérsias e perspectivas"

    2019-07-16
    1 - Título do dossiê: "Homeschooling: controvérsias e perspectivas"   2 - Editores convidados: Carl Safstrom (Maynooth University – Irlanda) Gert Biesta (Maynooth University – Irlanda) Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS) Bruno Antonio Picoli (UFFS) Cibele Cheron (PUCRS) Fernando de Araújo Penna (UFF)   3 – Prazo de submissão: até 31 de dezembro de 2019. Saiba mais sobre Chamada de dossiê - "Homeschooling: controvérsias e perspectivas"
  • Revista Práxis Educativa (UEPG) foi aceita no SCOPUS

    2019-02-27
    É com grande alegria que noticiamos que a Revista Práxis Educativa, publicada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (Mestrado e Doutorado) foi aceita para integrar o SCOPUS, o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares: revistas científicas, livros, processos de congressos e publicações do setor. O SCOPUS (Elsevier) possui mais de 65 milhões de registros e é reconhecido por oferecer um panorama abrangente da produção de pesquisas do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes  e humanidades.Os artigos publicados em 2018 já estão disponíveis na plataforma do Scopus.Para pesquisar as citações de autores deve-se utilizar o seguinte link de acesso:https://www.scopus.com/freelookup/form/author.uri Saiba mais sobre Revista Práxis Educativa (UEPG) foi aceita no SCOPUS
  • Call for papers - Dossier

    2018-10-12
    Universidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoRevista Práxis EducativaCall for papers - Dossier1 – Title: Young people and activism in (de)construction: socializations and political (in)actions 2 – Editors invited:Miriam Leite (UERJ)Vitor Sérgio Ferreira (ULisboa)Valéria Floriano Machado (UFPR) 3 - Deadline for submission: from October 30, 2018 to March 31, 2019. 4 – Publication date prediction: March to June 2019. 5 - Types of texts expected:- Unpublished papers that fit the theme of the dossier- Book reviews on the subject of the dossier, published in the last 5 (five) years 6 - Justification:The last decade of the twentieth century was a stage of creative and unexpected political manifestations, which continue to resist and insist until now, on the possibility of alternatives to the so-called Washington Consensus. From the Battle of Seattle to the Arab Spring and student occupations in Latin America, the recent actions of political contestation that count with significant participation of young people and students of different levels of education have been many and diverse.More individualized and everyday contestation practices also tend to spread among younger generations, as critics and alternatives to the possibilities afforded by neoliberalism in terms of consumption and production, in areas such as food, energy, housing, among many other spheres of lifestyles, such as the slow movement and veganism.In this context, there is also a large youth group politically disengaged, disinterested in issues related to public life, the common good and political participation, and little or nothing socially mobilized in the face of the new challenges of the global future.The Young people and activism in (de)construction: socializations and political (in)actions Dossier seeks to contribute to the problematization of this scenario, through the invitation to the academic debate about the socialization processes of these activists, as well as the large number of the young populations who do not engage in such movements and/or adhere to conservative political perspectives. The call is for research and theoretical essays of national or international authorship in the field of youth studies, with innovative and relevant contributions in the following themes:- Processes and contexts of socialization that allow to understand different forms of engagement and/or non-political engagement of young people today;- Practices, guidelines and motivations of (in)activism and political (in)actions among young people in the contemporary world, with emphasis on forms of agency in online and offline terrains; - Innovative and/or critical problematizations of concepts pertinent to theoretical reflection on political (in)activism among young people in the contemporary world, such as socialization, individualization, individuation, subjectivation, subject, agency, decision, protagonism, among others.Guidelines for authors can be found on the journal’s website:http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions#authorGuidelines Contact: praxiseducativa@uepg.br Saiba mais sobre Call for papers - Dossier
  • Chamada de artigos e resenhas para Dossiê

    2018-10-09
    Universidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoRevista Práxis EducativaChamada de dossiê 1 – Título: Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas  2 – Editoras convidadas: Miriam Leite (UERJ)Vitor Sérgio Ferreira (ULisboa)Valéria Floriano Machado (UFPR) 3 - Prazo de submissão: de 30 de outubro de 2018 a 31 de março de 2019. 4 – Previsão de publicação: março a junho de 2019. 5 - Tipos de textos esperados:- Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê- Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos 6 - Justificativa: A última década do século XX foi palco de criativas e inesperadas manifestações políticas, que seguem resistindo e insistindo, até os dias de hoje, na possibilidade de alternativas ao chamado Consenso de Washington. Desde a Batalha de Seattle, passando pela Primavera Árabe e as ocupações estudantis na América Latina, muitas e diversas têm sido as recentes ações de contestação política que contam com expressiva participação de jovens e estudantes de diferentes graus de ensino.Práticas de contestação mais individualizadas e cotidianas tendem também a disseminar-se entre as mais novas gerações, como críticas e alternativas às possibilidades concedidas pelo neoliberalismo em termos de consumo e de produção, em áreas como alimentação, energia, habitação, entre muitas outras esferas dos estilos de vida, como, entre outros, podem exemplificar o movimento slow e o veganismo.Neste cenário, não deixa também de haver uma larga faixa juvenil politicamente pouco empenhada, desinteressada dos temas relacionados com a vida pública, o bem comum e a participação política, e pouco ou nada mobilizada socialmente perante os novos desafios do futuro global.O Dossiê Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas busca contribuir para a problematização desse quadro, pelo convite ao debate acadêmico em torno aos processos de socialização dessas/es ativistas, assim como das amplas parcelas das populações jovens que não se engajam em tais movimentos e/ou aderem a perspectivas políticas conservadoras. Interessam pesquisas e ensaios teóricos de autoria nacional ou internacional no âmbito dos estudos da juventude, com contribuições inovadoras e relevantes nas temáticas que se seguem:- Processos e contextos de socialização que permitam compreender diferentes formas de engajamento e/ou não engajamento político de jovens na atualidade;- Práticas, pautas e motivações dos (in)ativismos e (in)ações políticas entre jovens na contemporaneidade, com destaque para formas de agenciamento em terrenos online e/ou offline;- Problematizações inovadoras e/ou críticas de conceitos pertinentes à reflexão teórica sobre (in)ativismo político entre jovens na contemporaneidade, tais como socialização, individualização, individuação, subjetivação, sujeito, agência, decisão, protagonismo, entre outros. As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions#authorGuidelines  Contato: praxiseducativa@uepg.br Informações adicionais:1 – Todas as submissões devem ser feitas no sistema da revista. Artigos enviados fora do sistema não serão avaliados. 2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá a todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê. 3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista. 4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por empresa indicada pela revista. Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista):a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil. b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores. c) Extensão: os artigos deverão ter de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos. d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português. e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho. f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol. g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador. h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada. i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados). j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas. k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT. Questões éticas:A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos: - Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);- Manual da APA (Editora Penso, 2012);- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);- Orientações e discussões do COPE – Committee on Publication Ethics. Promoting integrity in research publication (www.publicationethics.org). 1 – Quanto aos artigos- Caso o artigo tenha sido submetido à Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).- Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam. 2 – Quanto a autoriaA revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente o itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 - Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito; 20 - Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho. 3 – Plágio e autoplágioA editoria da revista pode utilizar sistema de programa de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores. Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA). 4 – Processo de avaliação- Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).- Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.- Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres.- As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, sendo vedada qualquer alteração.- No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá todos os itens citados na chamada.  Saiba mais sobre Chamada de artigos e resenhas para Dossiê
  • Práxis Educativa atinge 1.000 citações no google acadêmico

    2016-11-29
    A Revista Práxis Educativa atingiu hoje (29/11/2016) 1.000 citações no google acadêmico, conforme pode ser visualizado no perfil da revista no google acadêmico no link IMPACTO na barra da revista.O índice h da revista é de 15 e o índice i10 é 27.Isso significa que 15 artigos da revista foram citados, no mínimo, 15 vezes.O índice i10 indica que 27 artigos receberam, no mínimo, 10 citações.O google acadêmico é um aspecto que pode ser utilizado para medir o impacto de um periódico ou de um pesquisador.Não é um índice que consegue reunir todas as citações, uma vez que as referências de muitas teses e dissertações não são contadas nesse sistema.Além disso, o fato de alguns periódicos usarem o _____ para não repetir o sobrenome do mesmo autor, nas referências, evita a identificação de uma parte significativa de referências.Continuaremos trabalhando para publicar artigos que possam contribuir para a pesquisa em educação e para compreender a realidade brasileira, latinoamericana e mundial.  Saiba mais sobre Práxis Educativa atinge 1.000 citações no google acadêmico