Chamada de artigos - Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica

2020-03-13
1 – Título: Políticas conservadoras na Educação Básica    2 – Editores convidados: Álvaro Moreira Hypolito (Universidade Federal de Pelotas) Iana Gomes de Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Simone Gonçalves da Silva (Universidade do Oeste de Santa Catarina)                     3 – Prazo de submissão: de 10 de abril a 10 de maio de 2020   4 – Previsão de publicação: v. 15, ano de 2020 (publicação contínua)   5 – Tipos de textos esperados: - Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê - Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.   Proposta: A temática do dossiê versa sobre as políticas conservadoras na educação básica, temática atual na conjuntura brasileira. Pretende-se apresentar reflexões e questionamentos sobre as repercussões dessas políticas nacionais e globais contemporâneas para o currículo, a gestão e o trabalho docente. Assim, entende-se que o tema precisa ser aprofundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação no âmbito do contexto da América Latina. Objetivo Geral: Promover a disseminação do conhecimento produzido em trabalhos acadêmico-científicos com foco na discussão e na reflexão a respeito das atuais políticas conservadoras e suas implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente.   Objetivos específicos: Divulgar pesquisas sobre políticas conservadoras na educação brasileira e latino-americana, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente; Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e latino-americanas; Aprofundar o debate sobre esse tema crucial para a área de educação e currículo e que é muito relevante para as discussões realizadas na Pós-graduação em Educação no país; Contribuir para o campo das políticas educacionais com a identificação dos principais atores e suas agendas para a educação; Contribuir para a construção de conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais.   As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions     Contato: praxiseducativa@uepg.br   Informações adicionais: 1 – Os artigos ou resenhas deverão ser submetidos no sistema da revista https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions O artigo deve ser submetido em formato Word, sem a identificação dos autores.   2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.   3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista.   4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por revisora indicada pela revista. A revista solicitará a contribuição dos autores para o pagamento de parte da revisão.   Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista): a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil.   b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.   c) Extensão: os artigos deverão ter até 25 páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.   d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.   e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.   f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.   g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.   h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.   i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).   j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.   k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.   Questões éticas: A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:   - Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); - Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais) - Manual da APA (Editora Penso, 2012); - Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm); - Material da ANPEd sobre ética na pesquisa - Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)       1 – Quanto aos artigos - Caso o artigo tenha sido submetido à Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé). - Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.   2 – Quanto à autoria A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 - Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito; 20 - Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.   3 – Plágio e autoplágio A editoria da revista pode utilizar sistema de programa de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores.   Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.   Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA).   4 – Processo de avaliação - Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA). - Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema. - Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. - As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, sendo vedada qualquer alteração. - No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá todos os itens citados na chamada.