Ensino de História: argumentação e construção de sentido na história ensinada

Autores

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro Faculdade de Educação / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0010

Resumo

Este artigo objetiva discutir a construção de sentido através da argumentação na História ensinada, a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Niterói-RJ. A pesquisa de campo constitui-se de 30 horas de gravação de aulas de História de uma turma do 4º ciclo do Ensino Fundamental (correspondente ao 8º ano).  Na análise de dados buscou-se a articulação com elementos teóricos vinculados ao currículo, à linguagem e à cultura. Destaca-se, com tal exercício, uma possibilidade de aproximação teórica dos conceitos vinculados a esses três campos de conhecimento, relacionando-os a um espaço concreto – uma sala de aula de História. O desafio proposto é dialogar com as teorias dos campos do currículo, da linguagem e da cultura, buscando compreender a construção de sentido na História ensinada pela argumentação.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Currículo. Cultura. Linguagem. Argumentação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora da UFRuralRJ, Instituto Multidisciplinar, Departamento de Educação e Sociedade. Doutoranda UFRJ, orientadora Prf ª Dr ª Ana Maria Monteiro, Membro do Núcleo de Estudos do Currículo (NEC).

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Faculdade de Educação / UFRJ

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, professora de Didática e Prática de Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, Pesquisadora e do ensino de História no Núcleo de Estudos de Currículo da Faculdade de Educação da UFRJ e diretora desta Faculdade desde 2008.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

AZEVEDO, P. B. de; MONTEIRO, A. M. F. da C. Ensino de História: argumentação e construção de sentido na história ensinada. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 111–120, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1020. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos