Por que a docência? Marcadores sociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente

Autores

  • Marta Nörnberg UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Maiane Liane Hatschbach Ourique Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0006

Resumo

A formação e a experiência de vida para além do espaço universitário incidem no processo de desenvolvimento profissional docente. Neste artigo, sustenta-se esse argumento por meio da análise de alguns marcadores sociopedagógicos de um grupo de estagiários dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. O objetivo é focalizar diferentes aspectos que perfazem a construção da docência, desde antes do ingresso na universidade, reconhecendo que tais experiências se atualizam no momento do estágio e, por isso, carecem de reflexão. A problemática de pesquisa pode ser expressa da seguinte forma: Quais efeitos as imagens socializadas da docência exercem sobre os aspirantes à carreira docente? A reflexão sobre tais aspectos permite, dentre outras, a qualificação da atuação docente em sala de aula, bem como a construção de bases para a formação de professores desde o ponto de vista dos acadêmicos.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Desenvolvimento profissional docente. Marcadores sociopedagógicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Nörnberg, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Professora do Departametno de ensino da Faculdade de Educação da UFPEL. Professora-pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL. Atua na área de formação de professores, investigando as temáticas prática pedagógica, educação, cuidado e ensino nos anos iniciais e na educação infantil, formação docente.

Maiane Liane Hatschbach Ourique, Universidade Federal do Pampa

Professora do curso de Pedagogia da UNIPAMPA, campus Jaguarão/RS. Atua na área da Filosofia da Educação e Educação Infantil.

 

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

NÖRNBERG, M.; OURIQUE, M. L. H. Por que a docência? Marcadores sociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 348–364, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10342. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente