História da Arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa

Autores

  • Ana Luiza Ruschel Nunes Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.057068

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento estético da criança. A pesquisa procurou responder às seguintes questões: quais conhecimentos de História da Arte os alunos do Curso de Pedagogia e os professores dos anos iniciais possuem? Como a História da Arte poderia ser trabalhada com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Essas questões tomaram como ponto de partida a realidade do saber simbólico-cultural e artístico do contexto cotidiano vivido pelo aluno, para o conhecimento correlato da História da Arte como um saber escolar significativo para os sujeitos da pesquisa, ou seja, estudantes de pedagogia, professores do Ensino Fundamental e em especial para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

 

Palavras-chave: História da Arte. Formação de professores. Aprendizagem significativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação-UNICAMP/SP, Mestre em Educação-UFSM/RS.Professora de Artes Visuais do Departamento de Artes-UEPG/PR.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

NUNES, A. L. R. História da Arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 57–68, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.057068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1220. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos