A republicana proposta curricular de Língua Portuguesa que Magda Soares vem construindo com os educadores de Lagoa Santa – MG: coerência e inovação

Autores

  • Artur Gomes de Morais Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0013

Resumo

Este artigo analisa a proposta curricular de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Lagoa Santa – Minas Gerais, tal como vem sendo (re)construída sob a coordenação da Dra. Magda Soares, a fim de compreender seus fundamentos teóricos e suas contribuições para a superação do fracasso no ensino e na aprendizagem da língua materna nas escolas públicas desse município. Depois de elencar razões para, coletivamente, prescrever currículos nas redes públicas de ensino, buscam-se as relações entre as Metas em progressão de Lagoa Santa e os acordos sobre como ensinar e avaliar os processos de alfabetização e letramento lá negociados por meio da formação de rede praticada no município. Comparando diferentes versões das Metas (de 2008 a 2017), as evoluções e os detalhamentos que foram sendo possíveis graças ao contínuo trabalho de desenvolvimento profissional instalado são analisadas. Destacam-se, em seguida, aspectos de coerência teórico-didática que explicariam certas opções da proposta curricular como, por exemplo, a imersão das crianças na cultura escrita (leitura e produção de textos, apropriação do sistema alfabético) desde a Educação Infantil. Ao final, após antecipar e discutir críticas que poderiam ser feitas à proposta em foco e de reivindicar que as condições forjadas para sua construção coletiva é que garantiriam seu êxito e coerência, analisa-se como as Metas de Lagoa Santa se revelariam inovadoras e promotoras do ideal republicano de democratização de uma educação pública de qualidade.

 

Palavras-chave: Currículo. Língua Portuguesa. Alfabetização. Letramento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

MORAIS, A. G. de. A republicana proposta curricular de Língua Portuguesa que Magda Soares vem construindo com os educadores de Lagoa Santa – MG: coerência e inovação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 857–877, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12255. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização e formação de rede: novas perspectivas, novos desafios